COMO CONHECER SUA FÉ

 

 

Segundo a bíblia a fé pode ser vista (mt 92) Ou conhecida e ate mesmo medida. A Bíblia fala sobre fé pequena , fé grande , incredulidade .Estas são diferentes medidas de fé ou de falta de fé. Através da  palavra de Deus podemos conhecer nossa própria fé e assim reconhecendo o tamanho da nossa fé poderemos usala com sabedoria e assim termos melhores resultados e crescer na fé .Um dos maiores erros que  pode ser cometido por alguém e tentar crer alem do limite de sua própria fé .Isto fatalmente te levara ao fracasso e o que é pior te levara a duvidar da fidelidade da palavra de Deus e da realidade do poder da fé .Para que isto não aconteça precisara a aprender medir sua própria fé .E é disto que trataremos nas seguintes linhas .

 

Fé zero (Incredulidade )   Jo 20 :24 –27 ; Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.

26 Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco.

27 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente. A definição bíblica de incredulidade é : Crer somente após ver .Tome disse : Se eu não ver não crerei ,por isto Jesus o chamou de incrédulo .Crer depois de ver não é fé e incredulidade .E isto pode impedir a manifestação do poder de Deus .Mt 13 : 58 ; E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles. Marcos acrescenta que Jesus não pode fazer .Mc 6 : 5 ; E não podia fazer ali nenhum milagre, a não ser curar alguns poucos enfermos . Note que o texto não diz que Jesus não quis fazer milagres e sim que ele não pode e por que razão ? Pela incredulidade deles .se você não consegue crer antes de ver , a sua incredulidade  esta impedindo que o poder de Deus se manifeste .Por isto eu te digo não sejas incrédulo seja crente .Ter fé e crer que a palavra de Deus é verdadeira mesmo quando as circunstancias são contrarias este é o tipo de fé que opera milagres .

Fé pequena :  Mt 6:30 , Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Jesus declarou que os discípulos tinham pouca fé e o contexto mostra que a razão desta declaração era que embora eles crescem em Deus ficavam preocupados  .Fé pequena segundo a bíblia é crer mas preocupar se .se em qualquer área de sua vida apesar de crer você esta preocupado isto e sinal de uma fé pequena .Mas ate onde uma fé peque na pode te levar ? Mt 14 : 25 Â quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar.

26 Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo.

27 Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais.

28 Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas.

29 Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus.

30 Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me.

31 Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

32 E logo que subiram para o barco, o vento cessou . Sem sombra de duvidas Pedro era um homem de fé .do contrario não teria pedido a Jesus para caminhar sobre as águas (Vs 28 ) E de fato por algum tempo Pedro conseguiu caminhar sobres as águas (29) Porem a fé de Pedro não foi grande o suficiente para continuar caminhando sobre as águas e por olhar para as circunstancias ele acabou afundando (30 ).Isto é o que acontece com uma fé pequena .Embora ela consiga entrar no sobrenatural não pode caminhar muito tempo sobre ele .pois quando vê as circunstancias fica abalada .

 

QUE FAZER SE TUA FÉ É PEQUENA ?

 

Segundo a bíblia a fé ideal é a fé grande , contudo nem todos os crentes tem conseguido andar neste tipo sublime de fé , se você tem uma fé pequena (Cré mas continua se preocupando ) A algumas coisas que deve decidir fazer .

  • Decida crescer na fé (1Ts 1:3 )Você deve decidir se a crescer na fé .por algum tempo Deus estará honrando a sua fé ainda que seja pequena , mas com tempo você não serra mais um bebe na fé e Deus passara a exigir fé de sua parte , por isto decida se logo a por a palavra de Deus em pratica para assim crescer na fé .
  • Alie a sua fé com a fé de outros ,a bíblia diz que se dois concordarem será feito (Mt 18 :19-20 ) .O que a sua fé não pode fazer sozinha você poderá fazer se se ajuntar a outra pessoa que tem fé .
  • Peça socorro ao senhor quando ver que esta diante de um obstáculo maior que a sua fé .Sei que muitos pregadores da linha da fé não concordarão com este concelho .Pois temos sido ensinados a jamais confessarmos nossas fraquezas .Contudo estou falando aqui de momento críticos quando percebemos que o obstáculo que estamos enfrentando e maior do que a fé que temos naquele momento . Jesus não apaga o pavio que fumega nem esmaga a cana que esta quebrada . O pai do garoto epiléptico disse para Jesus : Eu creio ,mas ajuda a minha incredulidade (Mc 9:24 ).Pedro depois de demonstrar sua fé e andar sobre as águas teve um momento de fraqueza e começou a afundar (Mt 14:30 ) .Neste momento ele pediu socorro aõ senhor e foi salvo(Vz 31).Jesus não deixou que Pedro afundasse embora sua fé fosse peque Jesus lhe estendeu a mão e ele continua sendo o mesmo hoje(hb 13 : 8 ) Portanto se estas diante de um obstáculo maior do que sua fé clame a Jesus e ele te socorrera .E então da próxima vez quem sabe você terá uma fé maior e não precisara mais pedir socorro, pois poderá superar o obstáculo pela sua própria fé .

 

Fé Grande .Mt 8 : 10 ; Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé. A primeira pessoa a quem Jesus elogiou por sua fé , foi um centurião romano , Jesus disse que nem em Israel ele havia encontrado fé tão grande .Mas a propósito qual foi a demonstração de fé que este homem deu ? Mt 8:8 ; O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente diz uma palavra, e o meu criado há de sarar. Jesus havia se proposto a ir até a casa do centurião para curar seu servo , porem ele disse a Jesus que para ele bastava que Jesus disse se uma palavra e o problema estaria resolvido . Jesus chamou a isto de fé Grande . Fé grande e aquela que esta baseada unicamente na palavra de Deus .Que considera a palavra de Deus suficiente em toda e qualquer circunstancia . Se a palavra de Deus te basta saiba que tua fé é grande .A Segunda característica da fé grande é a perseverança .

 

Mt 15:21 –28  ; Ora, partindo Jesus dali, retirou-se para as regiões de Tiro e Sidom.

22 E eis que uma mulher cananéia, provinda daquelas cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada.

23 Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós.

24 Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

25 Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me.

26 Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.

27 Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.

28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe: ç mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.

 

Esta mulher tinha vários motivos para desistir de receber a sua benção .1) Ela era Gentia e Jesus havia vindo primeiramente para os judeus . 2) Ela era cananeia e este era um povo que havia sido amaldiçoado .3) Pelo menos por duas vezes Jesus disse não ao seu clamor (Vs 24 e 26 ) Da Segunda vez chegando mesmo a ofende lá (Vs 26) .A fé desta mulher estava sendo provada ao máximo , ela porem perseverou , disse a Jesus que ate os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos .Jesus em resposta declarou que nem em Israel ele Havia achado fé tão grande como esta .Em seguida Jesus liberou uma palavra declarando que a filha da mulher já estava liberta .Fé grande é aquela que crê na palavra e persevera em qualquer circunstancias ,este foi o tipo de fé do centurião e foi também o tipo de fé desta mulher .Eles criam que a palavra de Jesus era suficiente ,pôr isto para eles bastava uma palavra e seus problemas estariam resolvidos .E para você ? Uma palavra de Jesus lhe é suficiente ?