CASTAS DIFERENTES DE DEMÔNIOS

 

       A Bíblia nos diz que há diferentes castas de demônios ( Mc 9:29 ), ou seja, diferentes tipos de espíritos atormentadores. Estas castas podem ser identificadas pelos males que eles fazem. Uma é a casta que causa possessão. Outra é a casta que causa enfermidades. Outra é a casta que causa problemas financeiros, outras que causam problemas mentais e emocionais etc…
CASTA QUE CAUSA POSSESSÃO

             Há muita confusão a respeito do que seja possessão. Muitas pessoas pensam que as palavras possesso e endemoninhado são sinônimas. Não é verdade, pois a palavra endemoninhado quer dizer: aquele que tem um ou mais demônios ( quer no corpo ou na alma). E a palavra possesso quer dizer aquele que é dominado por demônios ( no corpo, na alma e no espírito ). Podemos dizer que todo possesso é também endemoninhado pois tem demônios, porém nem todo endemoninhado é possesso pois é possível que alguém tenha um demônio sem ser totalmente dominado por ele.
A segunda  confusão se refere se os demônios podem ou não dominar o espírito do homem. Alguns estudiosos da Bíblia dizem que não visto que o espírito do homem vem de Deus e volta para Deus, logo ele é intocável. Estes estudiosos caracterizam a possessão como o domínio do corpo e alma ( mente) do homem. Creio que eles estão corretos se estão se referindo aos homens nascidos de novo, pois se uma pessoa nasceu de Deus seu espírito realmente é intocável, pois tem a proteção do Espírito Santo. Porém se estão falando de homens que ainda não nasceram de novo é muito diferente, pois  a Bíblia revela os seguintes fatos a respeito do espírito do homem ainda não regenerado:

  1. Ele está morto espiritualmente ( Rm 3:23 e 6:23 ).
  2. Está separado de Deus e sob o domínio de Demônios ( Efe 2:1-3)
  3. Jesus chama os fariseus de filhos do diabo ( Jo 8: 44 ). Eles não podiam serem filhos fisicamente filhos do diabo pois nesse sentido eram filhos de Abraão ( Jo 8:33, 37 ). Eles eram espiritualmente filhos do diabo ( Jo 8: 44 ). Apenas os que recebem a Jesus são por natureza filhos de Deus ( Jo 1: 12 ). Foi por  este motivo que Jesus disse a Nicodemos:
     Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” ( Jo 3: 3 )

 

Considerando que o homem não regenerado está morto espiritualmente, separado de Deus e é em verdade espiritualmente filho do diabo fica claro que o diabo pode  dominar seu espírito. Isto é o que a Bíblia denomina por possessão, ou seja, o domínio do corpo, alma e espírito de um indivíduo por parte de espíritos iníquos ( Veja Lc 8:27, onde é dito que o gadareno não só era endemoninhado mas também possesso de demônios). Neste sentido, um cristão não pode ficar possesso pois o seu espírito é nascido de novo e tem o Espírito Santo. Existe a possibilidade de um determinado espírito estar causando em seu corpo enfermidades ou atuando em sua mente provocando opressões, porém seu próprio espírito estará sempre guardado por Deus. O mesmo não acontece com o não cristão, que pode ser dominado em seu corpo, alma e espírito.

NOTA: 1)  Ao afirmar que o homem não regenerado é filho do diabo não se atribui aqui poder criativo ao diabo. Quando um homem peca morre  espiritualmente, tornando-se um imitador das obras do diabo. A obra do diabo é o pecado e é no pecado que  o homem tem vivido desde a queda.