AS TRÊS DIMENSÕES DA FÉ

 

 

O Homem é um ser de três dimensões (1ts 5:23 ) Com seu corpo ele entra em contato com o mundo físico , com sua alma ele entra em contato com o mundo intelectual e emocional e com o seu espirito ele entra em contato com o mundo espiritual .Estas são as três dimensões nas quais o ser humano vive .Corpo alma e espirito. E se o homem quiser agradar a Deus em todas as áreas de sua vida ele deve viver pela fé (Ro 1:17 e Hb 11:06 ) .Se quiser vencer terá que fazelo pela fé (1 Jo 5:4 ) .Quem desconsiderar estes fatos pode cair nos seguintes erros :

 

  • Ser salvo sem ter vida abundante .Um exemplo claro disto na Bíblia foi Lázaro o mendigo (Lc 16:20 –22 )Ele após sua morte foi levado pêlos anjos ao paraíso ,contudo na terra ele viveu o inferno como mendigo e enfermo .Lázaro é um exemplo típico de alguém que só sabia usar a fé na dimensão espiritual , por isto no mundo físico ele foi derrotado.

 

  • Curados fisicamente mas perdidos espiritualmente .É o caso dos dez leprosos (Lc 17:11 –19 )Os dês tiveram fé para serem curados , porem só um voltou para ser salvo. Muitas pessoas em nossos dias tem feito as mesma coisa .Vão á igreja exercem fé e são curadas .mas não se importam com a salvação. Estas pessoas se não se arrependerem acabarão indo para o inferno .O mesmo se pode disser daqueles que só usam a fé para prosperidade ou outras bênçãos .São pessoas que só estão usando a fé na dimensão natural , estão perdendo o melhor de Deus que é a salvação .

 

 

3) Fazer as obras de Deus , mas perdendo a salvação (Mt 7:21-23 ) Este é um texto que intriga muitas pessoas . Como pode Jesus dizer que nunca conheceu pessoas que expulsavam demônios profetizavam e faziam milagres em seu nome ? Alguns tem sugerido que estas pessoas faziam estas obras pelo poder do diabo .Jesus porem em outra ocasião explicou que o reino de satanás não esta dividido e que ele não expulsa a si mesmo (                 ). A verdade é que estas pessoas tiveram uma experiência com Jesus foram salvas mas com o tempo passaram a usar a fé somente para realizar as obras de Deus , deixando de usa lá para a santidade começando a andar em pecado e assim acabaram por perder a salvação .Sem duvida este é um erro terrível para se cometer .

 

  • Ter fé para abençoar mas não ter fé para ser abençoado .Elizeu foi um dos maiores profetas do velho testamento .Realizou praticamente o dobro de milagres que seu antecessor Elias .Um de seus maiores milagres foi a cura de naamã (        ) Ele tinha lepra a pior enfermidade daqueles dias , contudo com uma simples palavra Eliseu o levou a cura .E triste ver que tempos depois Elizeu morreu em decorrência de uma enfermidade ( 2R 13:14              ) Alguns pensam que esta enfermidade foi a vontade de Deus para a vida de Eliseu .Isto porem não pode ser pois a enfermidade era uma maldição da lei (Dt 28 :15 ,61 ) E não é a vontade de Deus amaldiçoar seus servos .A verdade é que Elizeu tinha fé para abençoar mais não tinha fé para ser abençoado .Este continua sendo o erro de alguns hoje  .

 

Todos estes exemplos falam de pessoas que sem duvida alguma possuíam fé mas não sabiam usala em todos os aspectos de sua vida .E exatamente na área de suas vidas que não souberam usar a fé o diabo os derrotou .O mesmo  acontece conosco : Se em alguma área de nossas vidas não soubermos usar nossa fé o diabo nos derrotara .

 

APRENDA A USAR SUA FÉ COM SABEDORIA

 

Para que andemos em vitoria em todas as dimensões que vivemos devemos aprender  a usar nossa fé com sabedoria .Precisamos descobrir o que é mais importe no plano de Deus para nos e então colocalo em pratica . 3 Jo 2 é um texto que nos ajuda á compreender isto : Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma. Este texto nos ensina que Deus quer que estejamos bem em todas as coisas .Porem primeiro nossa alma deve estar bem. O mais importante no plano de Deus para nos é a salvação .Pois de nada adianta desfrutarmos do melhor na terra e passarmos a eternidade no inferno .Por isto a primeira coisa que devemos fazer com nossa fé é tomar posse da nossa salvação .A Bíblia diz : Crê no senhor Jesus e serás salvo (At 16 :31 ) E se com tua boca confessares o senhor Jesus e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás Salvo( RO 10:9 ) Esta então é a primeira atitude que devemos ter após ouvirmos a palavra .Crer em Jesus e renunciar aos nossos pecados. Então salvos poderemos usufruir de outros benefícios de Deus .

 

Benefícios de Deus

 

A Bíblia diz : Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. (Sl 103 : 2 ) Para melhor aproveitamento de nossa fé quero aqui agrupar os benefícios do senhor em três categorias :

 

  • Benefícios para o Espirito
  • Benefícios para a alma
  • Benefícios para o corpo

 

 

OS BENEFÍCIOS PARA O ESPIRITO

 

 

Como já vimos   primeiro benefício para o espirito humano é a salvação .Porem na palavra de Deus Há outras promessas para nossa vida espiritual .Aqui estão algumas delas .

 

Batismo com o Espirito Santo .At 1:8, 2:4 ,39 .

Dons espirituais  1Co 12 : 1-7 .

Poder e autoridade espiritual Lc 9:1

Santidade 1Ts 4:3

O fruto do Espirito Gl 5:22

Graça em abundância Jo 1:16

Comunhão com o Espirito Santo 11 Co 13:13 .Estes são apenas alguns benefícios de Deus para nossa vida espiritual .Jesus não veio somente para que tivéssemos vida ele veio para que tivéssemos vida em abundância (Jo 10:10) .Mas para isto temos que tomar posse das promessas de Deus para nossa vida espiritual .

 

 

OS BENEFÍCOS PARA A ALMA

 

Nossa alma e constituída de mente razão e emoções .Com ela entramos em contato com o mundo emocional e intelectual .Quando cremos em Deus nosso espirito nasce de novo .Nossa alma porem ainda não  esta salva .Tg 1:21 ; Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas. Sem Duvida as pessoas para quem a carta de Tiago foi escrita já eram salvos espiritualmente .Contudo ele lhes diz que suas almas ainda precisavam ser salvas .E que isto só seria possível através do recebimento da palavra de Deus .A salvação do espirito e instantânea ,a salvação da alma é um processo .Este processo e chamado na Bíblia de restauração da alma .Sl 19 :7 ;  lei do Senhor é perfeita e restaura a alma .Ou de renovação da mente .Ro 12 :2 ; E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente … Assim só como através da palavra de Deus nosso espirito pode nascer de novo ,só através da palavra nossa alma pode ser restaurada. Ter uma alma restaurada e ser capas de sentir as coisas como Deus sente pensar como Deus pensa .E escolher sempre por fazer a vontade de Deus ao invés da nossa . Você é capas de fazer isto ? Só o poder da palavra de Deus pode capacita lo para tal coisa .Porem para isto você terá que exercer fé nela .

 

OS BENEFÍCIOS PARA O CORPO

 

Deus tem provisões para nosso corpo do mesmo modo que tem para nossa alma e nosso espirito .Quando me refiro aos benefícios para o corpo refiro me a tudo que diz respeito a nossa vida natural . Veja alguns destes benefícios .

 

Cura  .Ex 15 :26 , 23 :25 ,Sl 103:3 ,Is 53 :4-5 ,Mt 8:16-17

Prosperidade . Dt 28:12-14 ,Sl 1 ,3 Jo 2 .

Uma família feliz .Sl 128 .

Sonhos realizados Sl 37:4

 

COMO OBTER A VITORIA

 

Como já disse a razão de muitos serem derrotados e não aprenderem usar a fé que tem em uma ou mais áreas de suas vidas . Se você deseja evitar isto em sua vida aproprie se das promessas mencionadas acima .(Para seu espirito alma e corpo ) Passe então a viver a altura delas .E então poderá obter a vitoria em todas as dimensões da vida .Reconheça aonde tem sido derrotado .Encontre uma promessa na palavra de Deus .Aproprie se dela e tua derrota sera transformada em vitoria .